A BANCA DO HOLANDÊS FAZ PARTE DA CULTURA PORTO-ALEGRENSE COM HISTÓRIA CENTENÁRIA.

A banca mais antiga em operação no Mercado Público da capital gaúcha é também a primeira fiambreria da cidade, atuando desde 1919 para democratizar o comer e beber bem.

O grupo Banca do Holandês faz parte do imaginário gaúcho há mais de 100 anos. Com a operação mais antiga no Mercado Público de Porto Alegre, em 2020 os sócios do grupo decidiram iniciar um processo de expansão.

A arquitetura de marca proposta pela R3VERSA adequou o plano de expansão a partir da marca Banca do Holandês, identificado como o maior ativo do negócio durante o processo do  planejamento estratégico realizado pelo nosso time.

Orientamos que as diversas operações do grupo deveriam estar sob o mesmo guarda-chuva, em uma arquitetura de marca monolítica, ao invés de independente, como estava previsto no projeto de expansão inicial.

O planejamento estratégico gerou maior clareza sobre o posicionamento da marca, além de confiança para os sócios, que se dedicaram à construção de uma nova loja de 400m², com custo de R$5 milhões, em zona nobre da capital gaúcha.

Além da entrega de planejamento estratégico e acompanhamento do processo de reposicionamento, também fomos responsáveis por projetos de comunicação e produção de conteúdo antes e depois da expansão para lojas fora do Mercado Público.

Os principais objetivos foram a otimização dos canais de atendimento e relacionamento, o treinamento da equipe para atendimento e vendas online, e a organização do storytelling para o ecossistema de públicos do grupo Banca do Holandês.

 


 

Nossos desafios iniciais

/ Comunicação da proposta de valor, diferenciais e história;
/ Amadurecimento da comunicação e marketing online; e
/ Melhoria da performance de mídias sociais.

Principais oportunidades identificadas

/ Novo posicionamento com arquitetura de marca unificando as operações do Grupo;
/ Adequação do plano de Expansão a partir da bandeira Banca do Holandês;
/ Mercado potencial para venda B2B; e
/ Treinamento da equipe interna para potencializar relacionamento e vendas online B2C - logo no início do período da pandemia.

Resultados do Planejamento

#1 NOVA PLATAFORMA DE MARCA PARA O PROJETO DE EXPANSÃO

Mais do que uma mudança estratégica, o novo posicionamento do Holandês reflete o expressivo crescimento e as ambições do Grupo, sem se esquecer da trajetória que o trouxe até aqui. A nova plataforma de marca é a consolidação do que apresentamos no Planejamento Estratégico, sendo expressa na nova arquitetura e identidade visual da marca.

#2 PRIMEIRA LOJA DO PROJETO DE EXPANSÃO, DEFINIDA COMO LOJA CONCEITO, INAUGURADA COM A BANDEIRA BANCA DO HOLANDÊS

Banca do Holandês é a marca do Grupo com awareness exponencialmente maior do que Banca 38 – bandeira inicial do projeto de expansão. Banca 38 agora é Adega do Holandês.

#3 CAMPANHA DE LANÇAMENTO DA NOVA MARCA E DA INAUGURAÇÃO DA LOJA CONCEITO COM RESULTADO ORGÂNICO DE INTERAÇÕES QUALIFICADAS 35% ACIMA DA META

Além de 1.000 cadastros qualificados com o uso da estratégia 020 (online to offline) e do aumento de 99% de atividades na conta do Instagram com crescimento de 15,6% de seguidores absolutos no período da campanha online.

#4 TREINAMENTO DA EQUIPE PARA OTIMIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO CANAL DE ATENDIMENTO ONLINE ATRAVÉS DO WHATSAPP

No momento em que as lojas físicas ficaram fechadas no lockdown em 2020, o novo canal online foi responsável por manter a rentabilidade das operações a partir dos workshops práticos e customizados ao contexto do Holandês, ministrados pelo nosso time.


 

Nada tem mais sabor do que a nossa história.

Logo no início do nosso trabalho com a Banca do Holandês, eles completaram a marca de 101 anos de história.

Movidos e inspirados pelos primeiros insigths da etapa de imersão do planejamento estratégico, criamos o filme institucional comemorativo.

Conheça a vanguarda para unir pessoas e criar vínculos com o filme de 101 Anos da Banca do Holandês.


 

Democratizar o comer e beber bem.

Dentro do processo de planejamento estratégico, materializamos nossa entrega de Norteadores Estratégicos, modelo de negócio e proposta de valor através de um posicionamento de marca.

Conheça o vídeo conceitual de posicionamento da Banca do Holandês, também finalizado antes da nova identidade visual da marca e inauguração da primeira loja fora do Mercado Público de Porto Alegre.


Ficha técnica

R3VERSA

  • Planejamento Estratégico 2020
  • Planejamento Tático de Comunicação 2020
  • Workshops de Canais Online 2021 e 2021
  • Projetos de Comunicação 2020 a 2022
  • Produção de Conteúdo 2020 a 2022

Banca do Holandês

  • Nova Plataforma de Marca 2021
  • Inauguração Loja Conceito 2021
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