O que é e como usar de forma estratégica?

Já ouviu falar sobre infotenimento? É a junção das palavras informação + entretenimento, e se refere à informação apresentada de forma divertida, bem humorada e descontraída, permitindo que o conteúdo seja assimilado de forma fácil e, até, mais rápida. O infotenimento vem se popularizando desde a década de 80 e hoje está presente em diversos meios de comunicação, como revistas, jornais, podcasts, na TV e até no branding! 

“Infotenimento é um nome chique que andam usando para dizer que algo é informação com entretenimento. Quando assistimos a uma série sobre um crime realmente nos distrairmos e, ao mesmo tempo, aprendemos muitas coisas” Modus Operandi – Guia de True Crime

A melhor forma de utilizar do infotenimento é pesquisar e entender como o público percebe e reage a esse tipo de conteúdo. Se a resposta for positiva, pode gerar uma proximidade e maior engajamento com seu público. Também é possível, utilizando dessa estratégia, explorar o storytelling da marca, de forma que a mensagem mantenha um foco e seja passada de maneira, por exemplo, divertida, despertando o interesse do público. 

Ok, ok, o conceito, a gente já conversou, agora e como isso é aplicado no dia a dia? E em mídias diferentes?

Netflix

A Netflix, que dispensa apresentações, usa majoritariamente do seu Instagram e Twitter para engajar o público, sempre respondendo a tweets populares, interagindo, gerando memes e aproveitando das trends que possam aumentar (ainda mais) seu engajamento. 

Modus Operandi

O Modus Operandi, que citamos acima um quote do livro Modus Operandi — Guia de True Crime, é um podcast, apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafé, que fala sobre crimes reais, serial killers e até casos sobrenaturais. A estratégia do Modus é trazer essas histórias trágicas de forma sensível e longe de todo aquele sensacionalismo rotineiro, trazendo contexto, envolvidos, profissionais da área e propondo debates e reflexões sobre os casos.

Vale ressaltar que o Modus Operandi é o podcast #1 no Spotify

O Bola nas Costas

É um programa de rádio gaúcho do Grupo RBS que mescla o futebol com o humor, tornando os debates esportivos mais divertidos sem perder a relevância de um programa informativo.

O Sensacionalista

O Sensacionalista é um noticiário satírico eletrônico brasileiro. A partir de um layout e linguagem semelhantes aos jornais tradicionais, ele é popular por fazer paródias com notícias reais e inventar manchetes humorísticas. O Sensacionalista chegou a ser considerado o quarto jornal do país e ter 11 milhões de visitantes únicos por mês (2016).

 

Qual lição pode ser tirada de tudo isso?

Que essa forma de conteúdo é muito ampla e é possível utilizá-la em sua marca, basta saber explorar seu nicho e entender como ele se comporta perante a esse conteúdo. Afinal, o propósito do infotenimento é garantir, de forma descontraída, que a informação seja assimilada de forma rápida e simples!

Veja mais fotos

Vamos conversar?